InícioFAQBuscarRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

site interessante

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
AutorMensagem
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 06, 2011 6:41 am

Fernanda,

Muito legal esse site, e ao mesmo tempo desesperador No

Agora sim vai ser realmente difícil achar produtos bons! Brasília é muito seca, deu vontade de chorar lendo esse artigo (ok, tmb não chega a tanto).

O "dew point" é ponto de orvalho em português. Dá para ver no site do The Weather Channel. Na verdade, o ponto de orvalho de hoje está bem próximo ao "normal". Está em 17 C (a faixa "normal" é de 4 a 16 C). Mas estamos na estação chuvosa e essa semana andou chovendo bastante. Infelizmente, não estou conseguindo ver a média anual. Vou ver se acho em outro lugar. Assim, saberei como me preparar para a seca.
Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 06, 2011 11:10 am

De site em site, acabei encontrando esse blog:

http://thenaturalhaven.blogspot.com/

Tem informação sobre diversos componentes dos produtos cosméticos.

A pessoa responsável pelo blog é uma scientista e ela gosta de explicar como os ingredientes funcionam de forma bem metódica (tabelas!), de modo a responder nossas dúvidas (na verdade, ela nos dá os dados para que nós tiremos nossas conclusões). Muitas vezes ela explica que uma coisa é boa para quem usa shampoo, mas não é indicado para quem faz no-poo, ou seja, ela não toma nenhum dos partidos.
Ver perfil do usuário
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 06, 2011 5:06 pm

Debbie, adoro conversar c vc, vc é mt antenada. Pelo q entendi, no tempo seco não seria bom a gente por óleo no cabelo, vc tb entendeu assim?
Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 06, 2011 7:31 pm

Fernanda,

Obrigada, mas assim fico até encabulada. Embarassed

Eu entendi diferente. Os umectantes são diferentes dos óleos (que são emolientes? tem gente aqui que entende mais disso do que eu. Corro o risco de estar falando besteira). Se o ponto de orvalho estiver muito baixo (abaixo dos 4 C), seria o caso de abolir os umectantes em favor dos emolientes... EU ACHO que é isso que estão dizendo. O problema é que praticamente tudo tem umectante. Será que é isso? Me corrijam, por favor.

Olha, aqui em BSB é muito seco, mas não a ponto de eu sentir necessidade de usar hidratante labial, por exemplo. Só achei info. sobre a variação do ponto de orvalho desse mês (ficou na faixa normal). Fico imaginando como será na estação seca. Entretanto, a secura no inverno dos países frio é bem mais drástica. Lá o meu cabelo fica horrível, meus lábios racham de um jeito que não ocorre aqui. O que eles chamam de seco é isso, esse clima de inverno ou então de regiões muito áridas. Para a maioria de vocês, que estão na região costeira, a preocupação maior seria o excesso de umidade (acima de 16 C). Nesse caso, os umectantes poderiam deixar o cabelo pegajoso por excesso de umidade.

Acho que temos que ter um pouco de cautela e continuar pesquisando isso. Corremos o risco de ficar muito paranóicas em relação aos produtos e não sabemos até que ponto essa informação é válida. Andei olhando o blog The Natural Haven e estou vendo que há muitos mitos por aí (ou afirmações não comprovadas), segundo a autora.

Algumas coisinhas que peguei do blog dela, para quem tiver paciência de ler (post hiper longo, foi mal gente!):

Um mito é achar que as cutículas agem como se fossem portinhas que se abrem e fecham, embora haja sim o problema da porosidade. Ela também diz que o cabelo tolera uma grande variação de pH, sem que isso afete as cutículas, mas alerta para o bicarbonato de sódio, que pode ser muito alcalino. Pela sua ótica, valeria mais a pena usar um óleo selante do que uma solução ácida ou água fria. Calor é PÉSSIMO para o cabelo. Ela considera chapinhas e secadores pior que relaxamentos devido ao seu uso contínuo. Quanto aos sulfatos, ela não é contra o seu uso, mas trata o no-poo uma opção válida para quem prefere não retirar todo o óleo natural dos cabelos (nesse caso, há que se evitar mesmo os silicones não solúveis, pois ela afirma que o sulfato é necessário para removê-los eficientemente). Ela não é contra óleo mineral, mas diz que prefere o óleo de coco por saber dos benefícios deste último. Aliás, o blog confirma que óleo de coco ajuda a preservar a proteína do cabelo e protege os fios durante a lavagem (bate direitinho com o artigo do Naturally Curly, apesar de ela ser crítica em relação a esse site - eu mesmo acho ele muito esquizofrênico. Lá tem artigos contra e a favor da escova progressiva e tem até patrocínio do Brazilian Blowout... o que isso tem de "Naturally", eu pergunto?).

Tem um outro tópico aqui em que alguém mostrou que as fórmulas das máscaras se assemelham muito aos condicionadores. Nesse blog, ela questiona o mérito dessas máscaras. Os condicionadores atuam muito mais na superfície do fio e só a água e alguns óleos (de coco e azeite) tem o poder comprovado de penetrar os fios. Então o "deep conditioning" não é tão "deep" assim, e geralmente as substâncias que penetram os fios o fazem em pouco tempo (não é necessário esperar 30min ou 1 hora). Ou seja: um bom condicionador + óleo vegetal já dá pro gasto. Ela usa o termo "adsorb" (e não "absorb") para descrever o efeito que outros ingredientes tem em relação à umidade. Atraem umidade para a superfície (atenção, ela não coloca isso como algo ruim: isso dá maciez aos fios). Ingredientes que agem como selantes também são bons (mas nenhum impede a passagem da água por completo). Já para as proteínas agirem, têm que ser hidrolizadas para que caibam entre as cutículas (e mesmo assim, saem com o tempo com as lavagens, mas enquanto ficam no cabelo ajudam a fortalecer o fio).

Gente, eu só não posto os linques dos artigos porque tem MUITA coisa e eu não saberia por onde começar. O jeito é sair desbravando esse blog mesmo, mas lembrem que só o fato dela ser cientista não significa que ela tem a palavra final. Ela mesma explica que faltam mais pesquisas nesse campo e poucos dados sobre outros óleos e manteigas, por exemplo, devido ao fato de ser muito caro fazer esses testes. No fim das contas, temos que fazer os nossos testes empíricos para ver o que funciona bem com nosso cabelo. Uma coisa que respeito é que ela não recebe patrocínio de empresas nem coloca anúncios no blog, de modo a garantir sua independência.

Ver perfil do usuário
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 06, 2011 8:09 pm

Debbie, adorei, adorei. Adoro ler sobre isso. Concordo c vc q não se pode ir acreditando em td e virando xiita. Mas sempre é bom saber. Conhecer. Acho q vc pode ir postando os links sim. Poste nesse tópico q vai virar uma espécie de bliblioteca de Alexandria dos cabelos. Lê quem quiser e puder.

Acho q vc tem razão sobre a diferença de umectantes e óleos, a Érika me esclareceu sobre isso no tópico umectação. Ela pensa como vc.
Ver perfil do usuário
Frankcond
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Seg Fev 07, 2011 8:17 am

Nossa, meninas, que tópico ótemooo. Realmente tem tanta coisa pra se aprender e conhecer, discutir.

Mas, já que vcs comentaram, o que seria pré poo?

E sobre o oleo de coco penetrar no fio, isso seria em que momento? digo, usando-o juntamente com um leavein, com um condicionador no co wash, antes ou depois destes? Fiquei um pouco confusa...

E sobre proteinas... que tipo de produto as contém ? (alias, so sei que queratina é uma né...quais as outras?) pq pode ser q meu cabelo seja realmente fino (sempre achei) e gostaria de verificar se ele prefere mais hidratação ou mais proteinas.
Ver perfil do usuário
Frankcond
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Seg Fev 07, 2011 8:28 am

Ah, vi agora no link algumas proteinas listadas, mas ainda assim persistem as duvidas anteriores sobre produtos - peloq entendi então , realmente proteico q estou usando hj é só o elseve colageno..rs )
Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Seg Fev 07, 2011 10:40 am

Frank, escrevi uma resposta para você no tópico das proteínas.

O pré poo significa passar o produto antes de passar shampoo no cabelo. Pode ser feito 1 hora ou mais antes de lavar ou até na noite anterior. Acho que posso ter criado uma confusão sem querer quando disse que o óleo de coco não era tão bom contra frizz. Isso é apenas relativamente falando, pois o artigo era comparativo. O óleo de coco não segura o frizz tão bem como o óleo mineral, mas ainda assim ajuda. A autora desse blog adora óleo de coco e usa tanto antes como depois da lavagem. Ela também usa muito óleo de jojoba e manteiga de karitê, porém como selantes (então devem ser as últimas coisas a serem colocadas no cabelo).

Ela dá uma dica interessante para quem gosta de fazer natação. Ela usa óleo de coco para proteger o cabelo da água e deixa o cabelo absorver água da torneira por 15 minutos antes de entrar na piscina. Assim ele absorve menos a água com cloro, pois já está saturado. Ela prefere o óleo de coco ao condicionador, porque este é solúvel na água, então acaba saindo todo e a piscina ainda fica com gostinho de pantente. Laughing Depois, para tirar o cloro, ela deixa a água escorrer pelos fios bastante tempo antes de usar xampu, para garantir que o cloro saiu.

http://thenaturalhaven.blogspot.com/2010/04/swimming-hair-routine.html
http://thenaturalhaven.blogspot.com/2009/05/swimming-questions.html

Também achei interessante essa dica para quem tem cabelos relaxados ou coloridos. Segundo ela, as ceramidas não fazem muita diferença em cabelos virgens, mas em quem fez química, ajudam a manter as camadas das próprias cutículas juntas (não as cutículas entre si, mas as camadas que compõe cada cutícula individual, pois cada uma tem + ou - umas 5 camadas... vejam os desenhos que ela fez). O relaxamento faz com que essas camadas percam a sua liga natural. As ceramidas funcionam bem em cremes leave ins.

http://thenaturalhaven.blogspot.com/2010/08/ceramides-patching-up-damaged-hair.html
Ver perfil do usuário
Frankcond
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Seg Fev 07, 2011 11:18 am

Eu vi sua resposta lá, linda, obrigada!

Bom, eu uso o oleo de coco já, to usando com o liss intense, gostei, mas acho que ate pesei a mao uns dias pq em alguns pontos senti q nao absorveu td... Eu misturei ele com o condicionador, n passie ele por cima de td..será q isso interfere em algo? Ainda tenho duvidas pois n sei se qd se mistura ele funciona como selante, como agente nutritivo ou como o que..rs Tbm ja fiz co wash c um pouquinho dele misturado mas n gostei mto...ah, eu uso o suave de coco pra este fim tbm.
Ver perfil do usuário
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Seg Fev 07, 2011 12:39 pm

Debbie escreveu:

Ela dá uma dica interessante para quem gosta de fazer natação. Ela usa óleo de coco para proteger o cabelo da água e deixa o cabelo absorver água da torneira por 15 minutos antes de entrar na piscina. Assim ele absorve menos a água com cloro, pois já está saturado. Ela prefere o óleo de coco ao condicionador, porque este é solúvel na água, então acaba saindo todo e a piscina ainda fica com gostinho de pantente. Laughing Depois, para tirar o cloro, ela deixa a água escorrer pelos fios bastante tempo antes de usar xampu, para garantir que o cloro saiu.

http://thenaturalhaven.blogspot.com/2010/04/swimming-hair-routine.html
http://thenaturalhaven.blogspot.com/2009/05/swimming-questions.html

Debbie, adorei, estava justamente querendo alguma solução p o cloro, pois faço natação.

. O relaxamento faz com que essas camadas percam a sua liga natural. As ceramidas funcionam bem em cremes leave ins.

Debbie, vc já leu o tópico, ela dá exemplos (lista) de ceramidas? não sei o q são seramidas. sempre confundo com algumas proteínas.... ou vitaminas....

http://thenaturalhaven.blogspot.com/2010/08/ceramides-patching-up-damaged-hair.html
Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Seg Fev 07, 2011 7:44 pm

Fernanda, pelo que eu li, as ceramidas (ou seramidas? acho que já vi escrito das duas formas) tem função diferente das proteínas. As proteínas, quando têm o tamano certo, meio que se encaixam entre as cutículas. O cabelo é feito de proteína (a queratina, se não me engano). Já a ceramida é um óleo que existe naturalmente nas cutículas, mas que se perde com as químicas.

Quanto aos umectantes, acho que o que a Érika disse no outro tópico faz sentido e bate direitinho com o blog. Esta página fala da glicerina, que é um umectante, e da importância de misturá-la à àgua. O ideal é que a glicerina esteja em proporção de no máximo 20-25%. A partir dessa proporção, você pode ir diluindo a solução com mais água até conseguir a proporção que você acha ideal.

A glicerina tem poder de atrair 3 moléculas de água. A JC (escritora do blog) não fala da umidade do ar no artigo, mas há alguém que a perguntou sobre isso na seção de comentários. Ela acha improvável que a glicerina que foi diluída na água e já se ligou às 3 moléculas de água as perca ao longo do tempo, pois é muito difícil essas moléculas se separarem.

Minha suposição: a glicerina também não vai conseguir atrair mais água do que as 3 moléculas, então isso também não deve ser um grande problema em climas umidos.
Ver perfil do usuário
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: site interessante   Ter Fev 08, 2011 6:36 pm

Debbie,

A ceramidas funcionam como um cimento, ligando uma cuticula na outra, evitando a perda de proteínas e agua do cortéx, parte media do cabelo, se situa entre a cuticula e a medula, onde se encontra queratina. A ceramida não reconstrói, ela repara o equilibrio normal do fio e nutre, podendo preencher fissuras ocasionadas por desgaste na queratina, mas não é uma solução definitiva.

A ceramida sintética, que a gente encontra nos cremes, é muito semelhante a produzida nas glandulas sebaceas, e cumprem muito bem o papel de cimento.

Sobre a glicerina, como ela retém agua, e é dificil de arrancar essa molécula, penso que ela so funcionaria em cabelos com um bom nivel hidrico, além da humidade relativa estar alta. Caso o cabelo esteja ressecado demais, vai ocorrer um efeito maquiagem, não?
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qua Fev 09, 2011 10:26 am

AnaK,

Tenho até vergonha de discutir isso com você Embarassed , que é BEEEEEEEM mais qualificada que eu. Fico curiosa em receber o seu feedback. O lance da JC é que ela questiona muito a ideia de "nutrição", que tem a ver com a alimentação, não com os cabelos (ela tem que ser rigorosa com a linguagem... química, por exemplo, como usamos é inadequado, porque tudo é químico: água é uma substância química, por exemplo).

Ela coloca que só água e alguns poucos óleos tem poder comprovado de penetrar o fio (não significa que não possam existir outras substância com esse poder). Então, muito do que o condicionador faz é "maquiagem" mesmo, mas isso não é ruim, segundo ela. Até porque se o cabelo fica mais macio, fica melhor de desembaraçar sem que haja tanta quebra.

Quanto à glicerina, ela tem uns artigos interessantes sobre o assunto. Em um deles ela explica que há duas teorias sobre como a glicerina funciona. Em uma, a glicerina fica só na superfície do fio e atrai a umidade para a superfície. Em outra, ela ajuda a fazer a água penetrar o fio diretamente. Ela fez uns desenhos explicativos:

http://thenaturalhaven.blogspot.com/2010/03/moisture-issue-glycerin-science-bit.html

Ou seja, não há consenso sobre como ela funciona exatamente. Aqui tem uma tabelinha que ela fez com mais info. sobre diferentes aspectos da glicerina:

http://thenaturalhaven.blogspot.com/2011/01/ingredients-dictionary-glycerin.html

De todo modo, não acho que ela esteja dizendo que o cabelo ressecado não se beneficie da glicerina. Apenas que não se deve colocar a glicerina pura, sem que esteja diluído em água. Nesse caso (glicerina pura sobre cabelos secos) seria mais plausível ela sugar a umidade dos fios e ressecá-los. Creio que isso seja meio improvável de acontecer no dia a dia, pois os produtos são todos feitos com água e geralmente aplicamos eles com os cabelos molhados. Entretanto, eu percebi no Naturally Curly que muitas pessoas alegam sentir claramente a diferença no inverno quando usam umectantes. Essas avaliações são muito subjetivas, claro.

Então... fica a dúvida. Se alguém quiser fazer a experiência e evitar umectantes no tempo seco ou muito umido, compartilhe com nós os resultados, pois tenho curiosidade de saber. Nem imagino qual seria um produtos livre de umectantes. scratch
Ver perfil do usuário
Nane
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qua Fev 09, 2011 10:56 am

Debbie, no começo das minhas experiências capilares, eu usei glicerina vegetal pura, depois do leave-in. Na época era verão, aqui é ultra-umido então pensei :vamos ver se a glicerina absorve mesmo água do ar...

Absorve mesmo. Meu cabelo encolhia horrores (sabe quando a gente vai pra praia e o cabelo encolhe por conta da umidade do ar?), MAS definia MUITO. E não ressecou nada (talvez porque eu usasse depois do leave-in e porque o tempo era umido...), ao contrário.

Não sei onde nem como a glicerina faz isso, mas ela faz. Vou fazer uma misturinha com óleos e um pouco de glicerina vegetal, para passar DEPOIS de umedecer os cabelos. Vou ver como fica. Devo dizer que tenho aptidão para cobaia...rs...

drunken

Co-wash : Qualquer condicionador liberado, gostoso, baratinho e 100% silicone free
Condic /leave-in: Deva Care One; Deva Curl One
Mascaras.: Matrix Hydra Acqua immersion; Deep Ouidad; SR Avlon; Relaxima
Leave-in: Shea Moisture; Natural Textures Keracare
Gel/ finaliz: Tress Ouidad; Biolage Gelée- Styling Gel Matrix; Kinky-Curly Custard; Gel de goma xantana+CMC
Óleos vegetais: Vatika; jojoba; argan; ricino; pequi; pracaxi;
Manteigas : karité; manga; murumuru
Óleos essenciais: cravo; lavanda; alecrim; menta; laranja; tea-tree.
Extras.: Gel de Aloe vera; Pantenol; Glicerina vegetal, Nectar de agave
Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qua Fev 09, 2011 3:02 pm

Nane,

Interessante... realmente, você é a cobaia.. digo, pessoa ideal para esses testes por vivenciar mudanças mais drásticas de clima e umidade, hehehe.

O que você costuma usar no inverno? Você conhece produtos bons para climas secos?
Ver perfil do usuário
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qua Fev 09, 2011 9:17 pm

Nane, tava sentindo sua falta! vc sumiu um pouquinho ou tava em outro tópico....

Nane e Debbie, eu tenho mt dificuldade c a glicerina. Se ela vier no início da fórmula, tô perdida. Mesmo passando c o cabelo esopado, HA DIAS, em q não dá certo. Pelo papo anterior desconfio q seja devido à umidade do ar então.

Será q não vale a pena criarmos um tópico só sobre umidade e seus efeitos no cabelo? Será q valeria a pena um tópico só p a glicerina?
Ver perfil do usuário
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qua Fev 09, 2011 10:44 pm

Mais um tópico sobre umidade. Dessa vez a sua relação com as proteínas. http://thenaturalhaven.blogspot.com/2010/03/moisture-issue-proteins-and-moisture.html

Ver perfil do usuário
Nane
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qui Fev 10, 2011 6:57 am

Oi Fê... também estou sentindo a falta de vcs... tô com uns trabalhos para entregar (trabalhando muito e ganhando pouco sempre...), meio cansada e ando meio pra baixo por diversos motivos: saco cheio do Canada (esse faz tempo, hein), pico do inverno (onde todo mundo fica meio deprê com a falta de luz), neve demais/ frio demais (a gente acaba evitando de sair... hoje tá tem uns 30 cm de neve e faz -18°)... enfim.

Ao ponto que tive uma conversa com meu marido e chegamos à conclusão que vamos embora, ao menos do Québec. Te juro, não aguentamos mais esse lugar, e pior, as pessoas. Morar aqui e conviver com eles tem sido um suplício!

Não sabemos ainda se vamos para outra província (estado) daqui ou se vamos embora definitivamente do Canada. Este ano vamos resolver. Eu sinceramente quero ir embora do Canada, seja pro Brasil ou outro lugar. Minha cota desse lugar esgotou. Pra vcs terem uma idéia, nesse "pais de primeiro mundo" nada funciona... meu marido está tentando marcar uns exames (ele teve uma hepatite séria anos atrás e precisa monitorar todo ano) e não consegue. Não consegue porque não tem! Ele liga nos lugares onde os médicos indicam e a resposta é sempre a mesma: "não estamos mais aceitando pacientes, nem para exames"(a gente não pode escolher onde fazer o exame nem qual médico ir... é preciso passar por um médico e o médico te indica um especialista e o lugar para fazer os exames). Até mulher grávida aqui não consegue um ginecologista para acompanhar a gravidez nem fazer os exames que precisa durante a gravidez! É sério, o Canada é pura propaganda enganosa, isso aqui está à beira do buraco e eles ficam tentando tapar o buraco chamando imigrante no mundo todo. Ficam com blablabla que precisam de gente, mas é mentira. Eles precisam é do $$$$ que todo imigrante traz. Como diz meu marido: se o pais fosse bom realmente não precisaria de propaganda para chamar imigrantes, ao contrário, aconteceria o que acontece com EUA, Inglaterra, França, Espanha... Caimos nessa armadilha e agora precisamos encontrar um meio de sairmos.

Desculpem o desabafo, mas tá f*****!!!!!

Enfim. Deixa eu entregar esses trabalhos e no final de semana eu tô de volta ao fórum... Wink

Co-wash : Qualquer condicionador liberado, gostoso, baratinho e 100% silicone free
Gel/ finaliz: Tress Ouidad; Biolage Gelée- Styling Gel Matrix; Kinky-Curly Custard; Gel de goma xantana+CMC
Ver perfil do usuário
Silvinha BH
Encaracolada- sênior

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qui Fev 10, 2011 9:54 am

Tbm sinto sua falta, Nane!

Nossa, se outra pessoa falasse isso eu não acreditaria, pois se trata de um país considerado desenvolvido...

Q situação chata, hein...
Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Qui Fev 17, 2011 10:13 am

Opa!

Esse artigo da FAPESP está muito interessante:

http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3292&bd=1&pg=1&lg=
Ver perfil do usuário
Silvinha BH
Encaracolada- sênior

MensagemAssunto: Re: site interessante   Sex Fev 18, 2011 10:37 am

Muito interessante mesmo. Li uma vez no Blog e sempre gosto de ler novamente.
Ver perfil do usuário
DanielaLisboa
Encaracolada- master

MensagemAssunto: Re: site interessante   Sex Fev 18, 2011 11:29 am

Muito bom Debbie!!!!!!!!! Very Happy
Ver perfil do usuário http://www.encrespageral.com.br
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 20, 2011 6:55 am

Achei esse artigo muito bom tb. É grande e tem vários links interessantes na página. Acho q tds nós já passamos por isso, e ainda passamos. O volume de informações atordoantes qdo se muda o modo de cuidar do cabelo e o q é o mais importante para nos focarmos.

http://www.associatedcontent.com/article/288340/hair_regimen_building_for_newbies.html?cat=69
Ver perfil do usuário
Nane
Guru dos Cachos

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 20, 2011 8:50 am

Beeeeeeeeeeeeeeem interessante Debbie!

E pensar que eu demorei tanto para descobrir que shampoo com sulfato É um veneno pro cabelo... antes tarde do que nunca, né?

Tem um ponto que eu não concordo: uma dermatologista diz que a saúde dos fios vem praticamente 100% do que comemos e não do que usamos. Isso pra mim é uma 1/2 verdade. Lógico que alimentação tem um impacto na saúde de tudo (pele, cabelos, unhas), MAS hidratar os fios e manter essa hidratação - via cremes, óleos- é tão importante quanto alimentação. Ao menos para cabelos crespos. Pode ser que para cabelos lisos, apenas a alimentação baste, mas para cabelos crespos não.

Eu sou uma das pessoas mais "Caxias" para alimentação. Adoro comer, e aprendi muito cedo (por conta de pais hipertensos e antecedentes cardíacos) à comer direito. Meu cardápio seria exemplo pra qualquer nutricionista...rs... mas se isso bastasse, eu teria um cabelo maravilhoso. Não é o caso...

drunken

Ver perfil do usuário
Debbie
Encaracolando...

MensagemAssunto: Re: site interessante   Dom Fev 20, 2011 12:43 pm

Acho que a questão é que o fio é "morto". Quando falamos em nutrição, associamos a ideia ao que acontece quando comemos. Só que o cabelo não consegue "digerir" nada. Há substâncias que podem penetrar nele, mas isso é diferente. Hidratação é importante, mas reter umidade não significa que estamos "alimentando" cabelo. As proteínas ajudam a dar resistência, mas não penetram, ficam entre as cutículas e acabam saíndo com as lavagens. Nem por isso, deixa de ser importante e útil. Foi isso o que eu entendi por essas leituras mais recentes. Isso me lembra de quando falamos em deixar a pele "respirar", o que não passa de mito, pois respiramos pelos pulmões, e não pela pele, mas é o tipo de coisa que entrou no imaginário popular.

Concordo que só a alimentação não basta, porque não resolve a perda natural das proteínas, não mantém o cabelo hidratado e porque os cremes ajudam a deixar os cabelos mais macios, para que ao pentearmos os cabelos, por exemplo, eles não quebrem com tanta faciliade. Sem falar de questões puramente estéticas, como o frizz. Também acho que há muito o que descobri em relação à ação de óleos, extratos naturais etc nos cabelos. Veja que o que o oleo de coco faz ao proteger o cabelo da ação da água é algo que, ao meu ver, não se encaixa no conceito de hidratação/nutrição, mas é muito importante. De todo modo, acredito que a alimentação só ajuda o cabelo que ainda está para nascer... é um investimento na saúde dos cabelos futuros.

Acho que a lição mais importante é não acharmos que dá para agredir o cabelo e depois resolver o problema com cremes milagrosos. Isso não significa que devemos jogar nosso produtinhos fora, não se eles forem de qualidade e ajudarem a manter a integridade dos fios. Para mim, tudo isso reforça o método Curly Girl: usar menos/nenhum shampoo e manter o cabelo hidratado, evitar pentes e escovas inadequados, toalhas etc.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: site interessante   

site interessante
Página 2 de 10Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte
 Tópicos similares
-
» site interessante
» site com produtos exclusivos para cachos
» CCB - Ministério Jandira (Site Oficial)
» Site produtos LUNALU
» Nova opção: Vote no melhor tema no site Hitskin

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Encaracoladas! :: Geral :: Bate-papo/ cafezinho/ happy-hour-
Ir para: